Compaixão
Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.
- Eu não me incomodo tanto com o frio, mas preciso de sol. Os últimos dias têm sido de frio, com vento, garoa e pouquíssimo sol. Dias cinzas, feios...
- Eu percebo que, com a idade, já não gosto mais dos dias frios como antigamente. Nossas casas também ficam geladas e não temos calefação.
- Faz uns dias que fui à UBS para coleta de sangue. Cheguei às 6h30 para ser um dos primeiros a ser atendido. A manhã estava gelada e havia garoa fina. O atendimento é a partir das 7h, mas alguns funcionários entram às 6h.
- Eu sei como é. Já passei por isso. A gente espera na parte externa, ao ar livre, sem cobertura. Mas os funcionários estão protegidos na parte interna.
- Exato. Mas há uma parte que é coberta e tem cadeiras, mas nem lá se pode esperar. Eu penso que poderiam nos deixar ficar ao menos nessa parte.
- Eu já vou mais longe. Em dias frios, com garoa, as pessoas poderiam aguardar na parte interna, sentadas por ordem de chegada.
- Eu sei que pelos funcionários, não haveria problema. Acontece que há uma proibição da gestão da UBS. A porta só pode ser aberta às7h.
- Eu entendo essa regra e aprovo-a, mas o bom-senso diz que há exceções. Mas administrar exceções dá trabalho e gera uma série de outros problemas.
- Se os funcionários, sobretudo os mais experientes, pudessem resolver essas questões diretamente, o tratamento dispensado aos pacientes seria outro.
- Eu conheço a gestora dessa UBS. Acho que você também a conhece.
- Sim. Conheço-a e sei a opinião que os funcionários têm dela. É cargo comissionado, de confiança da secretária da saúde. É cargo político.
- Até por ser político deveria ser mais voltado às necessidades da população.
- Duas vezes por semana a gestora vai ao culto para gritar aleluia e dar graças. Durante o dia pratica a falta de caridade e o desamor ao próximo.
- É das cristãs tementes a Deus. Só mais uma religiota hipócrita. Não é de se estranhar que cada vez mais pessoas têm-se declarado sem religião...