Vacina
Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.
- Eu li que pessoas que morreram de Covid-19 e de H1N1 neste ano, em Porto Alegre, não estavam vacinadas. Enviei para a minha amiga na Alemanha, casada com um médico. Os dois são contra todas as vacinas.
- Eu me lembro de você ter mencionado isso. E qual foi a reação dela?
- Ela menciona estatísticas do outro lado: mortes causadas pelas vacinas. A mãe dela teria morrido em decorrência da vacina contra Covid. E critica a indústria farmacêutica que disponibiliza novas vacinas a cada ano.
- Que a indústria farmacêutica precisa de doentes para ganhar dinheiro, disso eu não duvido. A necessidade de nova dose anualmente é garantia de ganho.
- O lema da indústria farmacêutica talvez seja “vamos curar, mas por partes”, pois todo negócio precisa ganhar dinheiro para continuar atuando no mercado.
- O que me espanta é que o filho dessa amiga é médico e pesquisador e é favorável à vacinação. Ele, esposa e filhos foram todos vacinados.
- Essa é a questão aqui também. Há médicos de ótima formação contrários à vacinação de modo geral. E há os que afirmam que vacina é fundamental.
- No Texas, crianças não vacinadas estão morrendo de sarampo, uma doença praticamente erradicada por conta de um eficiente esquema de vacinação.
- O assunto assusta, pois há os que afirmam que vacinar-se significa consentir que lhe sejam implantados códigos genéticos estranhos ao seu organismo.
- Sim, e que junto com a vacina viriam vírus latentes e outras bobagens.
- Eu acredito no poder das vacinas, mas acredito que há efeitos colaterais que são desconhecidos do público. Se são sérios ou danosos, não sei dizer.
- Outra preocupação é sobre saúde pública. Num regime democrático é complicado obrigar pessoas a se vacinarem. Por outro lado, como barrar contaminações contra a Covid?
- A OMS e a Anvisa recomendam vacinação contra Covid-19. O STJ decidiu que a vacinação de crianças e adolescentes contra Covid-19 é obrigatória e a negligência parental é passível de sanção. A diretriz oficial é pró-vacina!