Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.
- Ontem discuti com o seu primo. Ele estava escandalizado por ter visto homens beijando-se no Carnaval. Isso, agora, em 2025.
- Ele não pensa por si mesmo; dispensou o cérebro. Tudo o que o pastor diz, é lei para ele. Perdeu a capacidade de comparar e contrastar, se é que a teve...
- Ele repetiu que era contra o casamento gay e ficou furioso quando eu disse que bastava ele dizer não ao homem que o havia pedido em casamento. Ele queria voar no meu pescoço. Disse que isso era contra a lei de Deus.
- Já sei. Você perguntou para ele qual lei e de qual Deus?
- Exato! Ele gritou que havia um Deus, uma bíblia e uma igreja. Eu disse a ele que ele estava mal-informado. Cada igreja cristã acreditava no seu Deus e tinha a sua bíblia. Pronto! Por pouco ele não avançou em mim.
- Ele não lê a bíblia. Só lê os trechos que o pastor da igreja manda ler. Cristãos não leem a bíblia de capa a capa, sem pular um único versículo. Não importa se é evangélico ou católico; não leem a bíblia de A a Z.
- Quando eu disse a ele que pelo menos duas igrejas cristãs tradicionais, espalhadas pelo mundo, celebram casamentos homoafetivos, ele teve uma crise de asma. Precisei ajudá-lo com a bombinha.
- Ele também não se informa. Acho que ele nem conhece a igreja Anglicana ou a igreja Metodista. Eles acreditam que o Deus que adoram aceita que dois homens ou duas mulheres se amem. Aceita-os e abençoa-os.
- Até o Papa Francisco autorizou a bênção de casais homoafetivos em relação estável. Por que não seguem o mandamento do amor? Por que ficam querendo excluir todo mundo, quando Jesus ensinou a receber e a acolher?
- Jesus também lutou contra a hipocrisia. Aliás, fez tantos inimigos por essa causa que acabou sendo morto. E o resultado? As igrejas são instituições altamente hipócritas. Mandam fazer o que não fazem.
- Sim. Enquanto Jesus mandava vender tudo e dar aos pobres, as igrejas querem arrecadar cada vez mais e ainda se beneficiam de serem isentas de impostos. Um negócio altamente lucrativo.
- Nós dois conhecemos padres e pastores corretos, mas estão à sombra das igrejas. Representam uma minoria que não se locupleta.
- Verdade! Serão lembrados pela retidão de caráter só quando morrerem...