× Capa Textos E-books Fotos Perfil Prêmios Livro de Visitas Contato Links
René Henrique Götz Licht
Escritos de uma vida
Textos
Erros de Português? VIII
Dois velhos conhecidos encontram-se e trocam saberes sobre a vida.

- Sabe que me têm feito bem esses nossos colóquios sobre o nosso idioma?
Ontem li no Diário do Grande ABC: “Um vereador afirma que três partidos já o procurou”. São três partidos que “já o procuraram”. Três ainda indica plural...

- Erro crasso do vereador, do redator ou da falta de revisão editorial? Ou desses três? Trata-se de um erro tão basal. Mas eu venho com outra provocação. A dupla negativa, como em “Eu não fiz nada” ou “Não vi ninguém.”

- Soa ilógico. Em matemática aprendemos que a negativa da negativa é afirmativa. Menos -4 é 4. Deveria ser “Eu não fiz coisa alguma” ou “Eu nada fiz’, sem a negativa. E no outro exemplo “Eu não vi alguém” ou “Eu vi ninguém”.

- Em português, a dupla negativa é gramaticalmente correta. É aceita no francês e no espanhol, mas considerada errada no alemão e no inglês. Agora, cá entre nós, “Eu não disse nada” soa estranho pelo “não” seguido do “nada”.

- Estranho, mas correto. E a frase “Se eu pôr esse vaso ali fica melhor”? É tão comum ouvir o “pôr” quando deveria ser “puser”. Como em “Se ele propor essa mudança”. Sim, para que fique correto: “Se ele propuser essa mudança”.

- Uma professora de português com perfil no Instagram diz “Quatro palavras que as pessoas erram a pronúncia”. O certo é “Quatro palavras cuja pronúncia as pessoas erram” ou “Quatro palavras que as pessoas erram”. As pessoas erram a pronúncia “de” alguma coisa. Esse “de” não pode ser ignorado.

- Eu sei de quem se trata. Para ser politicamente correta, ela usa “adequação” e “inadequação”, sem usar “certo” ou “errado”. Numa prova, uma “inadequação” seria aceita ou seria apontada como erro? Ela não responde...

- O pior eu li, ontem, no Estadão, imagine! Estava escrito “calda longa” quando deveria ser “cauda longa”. A cauda do cachorro. Um piano pode ser “de cauda”. Se fosse “de calda”, seria um pudim. A calda de caramelo do pudim.

- Ontem também ouvi um comentarista dizer que tal time “ganhou de 2 X 0”. Essa forma é comum, mas está errada. O time ganhou “por 2 X 0”. Ou o time ganhou “pelo placar de 2 X 0”.

- Será que aquele doce conhecido por “véu de noiva” tem cauda longa e é servido com bastante calda?  Se for, é do que precisamos agora, não?
René Henrique Götz Licht
Enviado por René Henrique Götz Licht em 28/02/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários